A Orquestra

A Orquestra Filarmônica de Marília, com uma trajetória marcante em sua história e cronologia, vem se apresentando, desde seu concerto de fundação, que aconteceu no dia 30 de abril de 2017, no Teatro Municipal “Waldir Silveira de Mello” de Marília, à época com a nomenclatura de OSM – Orquestra Sinfônica de Marília. O momento ficou consagrado pelo recorde de público que superou todas as expectativas, levando a orquestra a executar dois concertos na mesma noite.

Para manter suas atividades e concertos, a Orquestra Filarmônica de Marília conta com projetos de Lei de Incentivo Fiscal, elaborados pela própria Associação, com intuito de manter vivo o projeto e ter suas atividades acontecendo de modo contínuo, alinhada ao seu estatuto, buscando parcerias e patrocínios, ativamente, de modo autoral e independente.

Desde a concepção do projeto, Emiliano Patarra é o Diretor Artístico e Regente Titular. O maestro, juntamente com os músicos, vêm trabalhando com afinco para ofertar o que há de melhor no meio musical.

A orquestra almeja uma vida plena de atividades, interagindo fortemente com toda a sociedade mariliense.

História

Cabe neste momento fazer uma retrospectiva na história da orquestra. Na verdade, o primeiro concerto da orquestra aconteceu em 2016. Composta por músicos amigos e parceiros, todos aceitaram de imediato se apresentar sem o auxílio de cachê. A ideia era mostrar à população o quão maravilhoso e frutífero seria para Marília ter uma entidade de música orquestral. Este concerto antecedeu a fundação oficial da orquestra e encantou imensamente o público.

Daí em diante, as parcerias foram se estabelecendo e, desta forma, surgiu o convite à integrante do Grupo Amoclassicos, Gisele S Demarchi, para coordenar e presidir a associação gestora da orquestra. O grupo Amoclassicos, formado por pessoas apaixonadas por música, promoveu, com trabalho voluntário, inúmeros concertos de música clássica, por mais de dez anos na cidade de Marília. Isto chamou a atenção do flautista João Paulo Mosman, do maestro Emiliano Patarra e do violinista Francis David que viram nestes integrantes potenciais colaboradores para realizarem o grande sonho de fundar uma orquestra sinfônica na cidade de Marília.

O sonho se realizou e temos hoje, alcançando seus objetivos, obtendo conquistas, e suplantando os desafios, a Orquestra Filarmônica de Marília. Seguimos, acreditando e apostando no potencial da cidade de Marília e na condição acolhedora de seus habitantes para abraçarem conosco esta importante causa cultural e social.